intolerância ou estupidez?

 

Olha, fiquei muito na dúvida sobre escrever sobre este tema ou não (na verdade, sobre qualquer tema que fosse) por que, para mim, texto bom é aquele que sai do estômago, sabe? Você não digita, você VOMITA o que quer escrever. Acho que quem tem o hábito da escrita me entende, para os outros fica meio aéreo.

Então que eu fiquei olhando para a tela em branco por uns bons 20 minutos ou mais e nada. Escrevi várias coisas, deletei, abri e fechei arquivo. Bom, estou aqui e quero compartilhar minhas dúvidas sobre o tema intolerância. Não racismo, preconceito, isto é muito profundo e eu estou cansada… o dia foi longo… é algo beeem mais básico mesmo. Não muda de canal de blog e me dá mais 20 segundos. Vamos lá:

Tenho uma amiga cujo marido é fanático pelo time de futebol dele. E quando eu digo fanático, é com TUDO o que isto tem implícito sabe? O cara só fala disto, quase digo que só pensa nisto. Deixa de comemorar datas importantes com a família para ver jogo de futebol. Discute! BRIGA! De ficar ignorante, sabe o tipo?

E eu acabei de ver na TV as cenas de um time da Argentina que caiu para a segunda divisão (acho que é o River Plate, o equivalente – em termos – ao São Paulo) e o que isto acarretou. Gente, teve saque de lojas, brigas, temperatura de quase zero grau e eles enfrentando jato dágua gelada nas fuças.

Eu não compreendo estes amores destemperados. E para mim isto é tudo menos amor. Minha definição de amor não tem palavras cuspidas com ódio, brigas, mortes, tudo por algo tão abstrato quanto uma crença. Isto parece mais gladiadores que ficavam lutando até a morte por algo que, no fundo, nem sabiam o que era.

Não entendo como alguém pode brigar por um jogo. Por uma aposta. Por achar algo diferente e defender até a morte seu ponto de vista. Não sei como alguém consegue odiar o outro só por que a camisa dele é diferente, ou por que ele simplesmente não concorda com o que você acha. Não sei, cresci aprendendo que não sou mais do que ninguém e ninguém é melhor do que eu. Não acho que minhas opiniões e crenças sejam AS melhores ou AS corretas. Sei a diferença entre o certo e errado; o desgosto de não ter aprendido isto eu não darei a meus pais. Não entendo o endeusamento que se dá aos jogadores de futebol. Não entendo também este mesmo endeusamento para com músicos.

Nunca vi desmaios ou palpitações por causa de escritores ou livros e nunca busquei obsessivamente a vitória a qualquer preço. Não sou competitiva a este ponto. E, sem querer soar ou parecer arrogante, não me considero estúpida o suficiente para isto também…

 

 

 

 

 

 

Desculpe se fugi do tema, acho que é o cansaço. Mas resumo tudo no seguinte: verdades absolutas me cansam. E principalmente me entristecem… E não tem nada a ver com o texto, mas me perguntaram para qual “celebridade” viva eu pediria autógrafo e eu respondi na lata: Nelson Mandela. Pediram para citar um brasileiro vivo. Estou pensando até  hoje na resposta, e isto já faz uns 20 dias…

One Comment on “intolerância ou estupidez?”

  1. Tamara disse:

    MARAVILHOSO!
    “Los Hermanos”
    Senta aqui que hoje eu quero te falar
    Não tem mistério, não
    É só teu coração
    Que não te deixa amar
    Você precisa reagir
    Não se entregar assim
    Como quem nada quer
    Não há mulher, irmão, que goste desta vida
    Ela não quer viver as coisas por você
    Me diz, cadê você ai?
    E ai, não há sequer um par pra dividir
    Senta aqui, espera que eu não terminei
    Pra onde é que você foi
    Que eu não te vejo mais?
    Não há ninguém capaz
    De ser isso que você quer
    Vencer a luta vã
    E ser o campeão
    Pois se é no “não” que se descobre de verdade
    O que te sobra além das coisas casuais
    Me diz se assim está em paz?
    Achando que sofrer é amar demais.

    ESSA DIZ MUITO PRA MIM…
    ACHEI PERTINENTE!


Deixe um comentário

