UM LADO FEIO MEU


Toca o telefone. Olho o contato. Respiro fundo e… não atendo. Intencionalmente, não atendo. Já aconteceu algo assim com você?

Estou sempre disposta a ajudar. Juro. Poxa, já atendi telefonema de madrugada de pessoas querendo desabafar, já deixei de fazer algo que eu queria para ajudar outros, já paguei mico em nome de terceiros. Ou seja, tenho o coração tranqüilo quanto ao fato de que sim, sou uma boa amiga. Só que tem horas que não dá. Repare:

Eu amo ajudar as pessoas. Não sei, precisava ver com a terapeuta, mas meio que ajudar os outros me dá uma sensação muito boa de completude, de “fiz a minha parte”. Sabe a estória de que a floresta estava pegando fogo, todos os animais corriam mas o beija-flor ia e voltava com o bico cheio de água? E quando indagado do porquê fazer isto, já que era inútil, ele respondia: estou apenas fazendo a minha parte… Então, acho que me sinto assim. E sigo ajudando os outros, mesmo me prejudicando vez ou outra (o que tem ocorrido cada vez menos!).

Mas, meus caros, maturidade traz algo de útil além de rugas na cara. Traz sabedoria, (im)paciência, e no meu caso tem trazido também um botãozinho de cansaço. Preguiça, sabe?

Tipo, tem pessoas que eu ajudo(ei) muito, mas muito mesmo. E a coisa não anda. A pessoa continua com a mesma estória lenga-lenga há ANOS. Leia bem, eu escrevi ANOS. E a estória é a mesma, sabe? E as minhas respostas são as mesmas… Ou então daquelas pessoas que só ligam para pedir favor ou encher o saco. Desculpe, mas não estou para você. Ah sim, e se você ligar e for importante, deixe recado na secretária eletrônica. Não precisa ficar religando 100 vezes sem deixar recado. Se você não tem crédito, sem problemas, ligue a cobrar. Prefiro do que ter 100 chamadas não atendidas e ainda não saber se o recado é importante (acho que não é, porque se fosse a pessoa teria mencionado o fato) ou não. Recapitulando: tenho 100 ligações não atendidas suas… não vou te ligar de volta se não houver mensagem.

Só que quero deixar algo bem claro: na fase crítica e aguda de dor nas costas eu levava 18 minutos para me aproximar do telefone. Se não atendi pode ter sido por problemas de logística. Mas se você não deixou recado, sinto muito, mas voltei ao meu repouso-casulinho e não te liguei de volta. Era o que dava naquela época.

Então a verdade é que às vezes não atendo o telefone. Sofri muito com isto no início, até descobrir que só adianta ajudarmos quem QUER ajuda. MESMO. Por que, de qualquer outro modo, não sou profissional – mas posso te indicar a Tiarinha que é tuuuudo de bom – e tudo acaba sendo uma grande perda de tempo. Pelo menos do meu tempo é.

2 Comentários on “UM LADO FEIO MEU”

  1. Tamara de Lima Simei disse:

    isso me lembra mto um professor, doutrinador e processualista civil, que tive o prazer INESQUECIVEL de assistir a algumas palestras…ou melhor,ensinamentos.

    Ao criticar o projeto do novo codigo de processo civil, ele dizia com mta eloquencia: “sinto que sou uma voz clamando (sozinha) no deserto, SOZINHA (sim), mas AINDA clamanado!”

    E ele continuava: “nao tenho apoio, nao tenho ajuda…tudo que faço, faço com recursos proprios! MAS FAÇO! Porque se tudo der certo, eu poderei dizer que FIZ, QUE ESTAVA LÁ (mesmo sozinho)…mas, se tudo der errado, tambem poderei dizer QUE EU ESTAVA LA!

    Bom, tudo isso é pra dizer que, ainda sim, acho melhor sermos o “beija-flor” que luta pra combater o incendio da floresta…a sermos o resto dos animais que simplesmente ‘correm’…

    Ah, e eu tambem tenho meu lado ruim. Sim, voce ai que pensa que estou ‘off-line’ no msn ou fcbk…de fato eu estou, MAS SO PRA VOCE!

    😉

    • karinakarina disse:

      concordo com seu mestre…sinto a mesma coisa…

      e se eu descobrir qeu você deixa em off sua editora favorita Miranda, EU TE DEMITO!

      That’s all, abanando as maozinhas para voce…

      beijos


Deixe um comentário

