Consultório aberto, mas não abuse…

Devo ter cara de psicóloga. Juro. Nunca pensei em ser psicóloga na vida, quando tinha 15 anos já sabia o que queria prestar no vestibular (PS adiantado – errei na escolha, admito) e Psicologia não era uma opção que passava pela minha cabeça. Mas devo ter cara ou alma de psicóloga. Motivo: as pessoas desabafam a vida comigo. Do nada. Sem eu perguntar nada, em momentos impróprios estranhos e, o mais bizarro, me pedem opinião. Já até escrevi sobre isto antes, mas serei obrigada a ser repetitiva no assunto. Vê se isto ocorre com você também.

É eu entrar em táxi para ele me contar a vida. Veio de não sei onde, mora aqui há 20 anos, se separou da mulher, frequenta não sei que lugar agora e arrumou uma namorada, a mulher quer voltar. O que ele faz? Ou então amigas(os) ou pessoas que me procuram no lugar de trabalho e contam as estórias mais estranhas que existem: “tenho síndrome do pânico”, “não saio do hospital mas ninguém me diagnostica e eu não sei o que fazer” (obs, para esta pessoa eu digo para buscar ajuda espiritual e psicológica. Seu problema, amore, não será descoberto NUNCA porque você não tem NADA! Entende?), “cheguei em casa e meu marido tinha deixado um bilhete que tinha ido morar com minha prima”, “acho que estou sendo traído(a)”, “largo tudo – trabalho, família – e vou fazer intercâmbio ou fico?”, “amiga, desisto dele ou continuo?”, e por aí vai…

Gente, não ligo que desabafem comigo. Sério. E mãe e pai, não fiquem preocupados porque depois de muita cabeçada aprendi a não pegar problemas alheios para mim… às vezes escorrego, claro, mas isto é cada vez mais raro. (APLAUSOS!) Mas é necessário que algumas regras básicas sejam estabelecidas. Use-as com sabedoria, por favor… Moderação também seria legal:

1- Não espere que eu te diga o que fazer. Não sou louca ou irresponsável. Posso sim te ouvir, ser solidária, até sofrer com você (vá lá, amiga é para isto), mas JAMAIS te direi “faça isto, faça aquilo”. Porque já opinaram na minha vida e não deu muito certo não, e não quero a responsabilidade de tomar decisões por você, já que mal dou conta das minhas…

2- Não me cobre respostas. Na dúvida, leia o item 1 acima.

3- Não precisa se preocupar e ficar pensando se vou contar para alguém… Não sou JUDAS. Se me falam é porque confiam em mim. Não traio confiança alheia. Ou porque não acharam mais alguém por perto e era eu que estava ali na hora. Paciência, vai ver eu é que estava no lugar errado, na hora certa…

4- Saiba que NÃO ESCOLHER É UMA ESCOLHA. As pessoas insistem em achar que “deixar para a vida resolver” não é escolher. Compartilho minha sabedoria com você agora: não escolher é uma escolha. Então você tem sim responsabilidades sobre isto.

5- Não sei o que seria melhor para você. “O que você acha?” me arrepia. Simplesmente porque eu não sou você! Posso te falar das minhas experiências (algumas), dos livros e filmes  que eu li e vi (vários), mas nada disto substitui o básico: eu não sou você! Então não posso falar o que seria o melhor para você. Posso te contar o que ocorreu comigo, editando as partes que eu julgar necessárias, mas é você quem escolhe seu caminho. Estarei lá para ajudar nas quedas, dar copinho de água e gritarei palavras de incentivo. Mas a corrida é sua.

6- Não leve tudo muito a sério. A vida já é pesada por si só, não fique pegando pedrinhas na rua e colocando-as no seu bolso. Tente facilitar. E ter fé. Em qualquer coisa, que seja em um fósforo usado. Creia em algo… Alivia.

7- Lembre-se: TUDO PASSA! Tudo! E “isto” também vai passar…

Este é meu método de psicologia. Furado, admito, mas é o que tem para hoje. Continuarei te ouvindo, sempre. Faço aos outros o que gostaria que fizessem comigo. Mas isto não significa que assumirei algo que não é meu. É seu. Então use-o com sabedoria… e, se necessário, sem moderação.


 

 

 

 

 

 

 

 

E uma coisa que aprendi na terapia (beijos Claudete, você é tuuudo na minha vida, e jamais esquecerei como você me ajudou quando eu estava na lama): SOMOS RESPONSÁVEIS PELO QUE ACONTECE (FAZEM) CONOSCO. Então, se nos tratam feito merda, é porque deixamos…

2 Comentários on “Consultório aberto, mas não abuse…”

  1. Deborah disse:

    Bom como ja te disse talvez vai fazer Psicologia..rsrs…..Vamos lá isso acontece com você pelo fato de você ser essa pessoa carismatica e ouvir…..muitas vezes as pessoas buscam uma ajuda ..não ajuda de faça aquilo…melhor fazer isso..enfim ..mas sim pelo fato de VOCÊ OUVIR …..isso basta…….
    beijos


Deixe um comentário

